Quinta-feira :: 29 / 06 / 2017

Además Notícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Você é apático ou atuante?


"Os jovens não se envolvem com as questões de seu país", "Eles não lutam por seus direitos", "Acho mesmo que eles sequer têm ideais." Você já deve estar cansado de ouvir isso sobre sua posição diante do contexto político-social brasileiro, não é mesmo? Mas antes de concordar com elas, ainda que seja só até a página dois, saiba que pesquisas recentes elaboradas para saber o que vocês querem e pensam da vida têm desmistificado este conceito.

Um estudo feito pelo Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) com 8.000 jovens brasileiros, entre 15 e 24 anos de idade, aponta que 28% estão envolvidos em algum movimento político, social ou cultural. E tem mais: aqueles que não possuem qualquer ligação com estes projetos afirmam só não fazer parte por falta de tempo. Em especial, pela cobrança excessiva do voraz mercado de trabalho brasileiro - uma selva em que sobrevivem apenas os mais preparados e experientes.

Será essa a resposta para os preceitos do senso comum que, em sua maioria, desprezam os jovens de hoje em relação aos militantes do passado? Ou será que a conversa de que o jovem brasileiro não quer nada com nada faz sentido? Leia as matérias abaixo e descubra o que são mitos e verdades acerca do tema, até que ponto o contexto histórico e social influencia no comportamento, e o que outros, como você, pensam de si mesmos, além da opinião dos precursores de movimentos estudantis.

Montagem sobre fotos de autoria de Wilson Dias/ABr, Arquivo Nacional e UNE

Imprimir Imprimir Enviar a um amigo Enviar amigo PDF PDF

Partilhar: Delicious Digg Facebook Googlebookmarks Meneame Tecnorati Wikio Yahoo

Publicidade